ASSOCIAÇÃO



HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO
A partir do entendimento de um grupo de pessoas, de que não poderia ficar alheio e distante ao problema da dependência em álcool e outras drogas, mas, que o seu sentimento e o compromisso para com as pessoas dependentes e seus familiares deveriam ser evidenciados em ações de apoio as mesmas, e que o amor a causa é algo que deve ir além do discurso, devendo, portanto, expressar-se na vida prática nasceu a Associação Pró-Creres uma entidade sem fins lucrativos.
Desde sua fundação em 1998 a Associação Pró-Creres realiza palestras de prevenção, pesquisas, estudos, encaminhamentos e internações para tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas.
PROJETO DA ASSOCIAÇÃO
Projeto Creres– Centro de Reabilitação e Reinserção Social é um núcleo que visa atender a usuários de substâncias psicoativas do sexo masculino com idade a partir dos 18 anos por um período de 09 a 12 meses. Com capacidade de atender a 40 pessoas em regime de internato o Projeto Creres já atendeu a mais de 7 mil pessoas, entre internações, orientações e encaminhamentos. O núcleo é monitorado por uma equipe multidisciplinar que trabalha em período integral acompanhando os internos em todas as atividades realizadas.
OBJETIVOS
Oferecermos a oportunidade recuperação e reinserção aos dependentes químicos é o maior obtido deste projeto. Não queremos nos colocar como “salvadores” de situações oferecendo o que não podemos, mas “cremos” que podemos dar uma melhor qualidade de vida a quem nos procura, reintroduzindo o dependente químico de maneira saudável a sociedade por meio de atividades direcionadas, que visam aprimorar e resgatar  os valores individuais.
MÉTODOS
O que fazemos é criar um ambiente de sociedade onde o residente possa, a partir desse contexto, resgatar as suas habilidades e potencialidades, é um exercício de reinserção social. A pessoa passa a assumir responsabilidades, desenvolver capacidades sociais e interpessoais positivas, construir novas maneiras de pensar, sentir e agir, integrando-se na comunidade como um cidadão, um agente da sua recuperação.
Após o período de tratamento, o trabalho de recuperação continua; é o que chamamos de manutenção. É realizado um trabalho de pós-residência onde a pessoa participa de grupos de mútua ajuda, grupos de prevenção de recaída e acompanhamento psicológico. A proposta é de dois anos.
Os familiares recebem atendimento uma vez por mês. O atendimento é em grupo e se necessário individual. Os encontros têm como objetivo informar a família em relação a doença da dependência química e co-dependência, como proceder em momentos de crise, implementar mudanças na dinâmica familiar e proporcionar informações sobre a evolução do trabalho de recuperação do residente.  
OUTRAS INFORMAÇÕES
Atualmente cerca de 80% dos internos foram usuários de crack, 15% de álcool e 5% de cocaína.
O Projeto  Creres é administrado pela Associação Pró-Creres  tornando o   tratamento 100% gratuito.
Contatos pelo telefone 13-3566-2526 ou na Rua Milton Pinto,413 Gleba II São Vicente-SP