TRATAMENTO

OS TREZE PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO EFICAZ
Baseado em pesquisas e para promover o uso mais amplo de tratamentos específicos aos dependentes químicos, o Instituto Nacional de Abuso de Drogas se reuniu, há mais de dez anos, para criar um guia que é usado até os dias de hoje.
O material foi desenvolvido em conjunto com a National Institutes of Health (NIDA), entidade governamental norte americana que cuida de questões ligadas à saúde.


Conheça agora os 13 princípios do tratamento eficaz.


PRINCÍPIO 1 - Um único tratamento não é apropriado para todos os indivíduos.


PRINCÍPIO 2 - O tratamento precisa estar prontamente disponível.


PRINCÍPIO 3 - Um tratamento eficaz é aquele que atende às diversas necessidades do indivíduo e não apenas ao uso de drogas.


PRINCÍPIO 4 - O tratamento de um indivíduo e o plano de serviços devem ser continuamente avaliados - e modificados quando necessário - para garantir que atenda às necessidades mutantes da pessoa.


PRINCÍPIO 5 - A permanência no tratamento por um período adequado de tempo é essencial para sua eficácia


PRINCÍPIO 6 - Aconselhamento (individual e/ou em grupo) e outras terapias comportamentais são componentes cruciais para um tratamento eficaz.


PRINCÍPIO 7 - Medicação é um elemento importante no tratamento de vários pacientes, especialmente quando combinadas com outras terapias comportamentais.


PRINCÍPIO 8 - Indivíduos com distúrbios mentais que sejam dependentes de drogas devem ser tratados de maneira integrada de ambos os problemas.


PRINCÍPIO 9 - Desintoxicação médica é apenas o primeiro estágio do tratamento e, por si mesma, contribui pouco para mudança a longo prazo de uso de droga.


PRINCÍPIO 10 - O tratamento não precisa ser voluntária para ser eficaz.


PRINCÍPIO 11 - O possível uso de droga durante o tratamento deve ser monitorado continuamente.


PRINCÍPIO 12 - Programas de tratamento devem proporcionar avaliação para HIV, Hepatite B e C, Tuberculose e outras doenças infecciosas, além de aconselhamento para ajudar pacientes a modificarem comportamentos de risco de infecção.


PRINCÍPIO 13 - A recuperação da dependência química pode ser um processo a longo prazo, e frequentemente, requer vários episódios de tratamento.