quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dependência de Drogas

A dependência pode ser identificada quando a pessoa tem dificuldade de parar ou diminuir o uso de drogas por decisão própria, apesar de, muitas vezes, perceber problemas relacionados ao seu uso, como conflitos familiares, no trabalho ou nos estudos.
Você sabe o que é Fissura?
É uma vontade incontrolável que a pessoa sente de usar a droga com frequência.


Nesse caso, usar a droga assume importância tão grande que a pessoa deixa de lado atividades que antes eram prazerosas. Isso pode ocorrer com o uso prolongado de qualquer droga, como bebidas alcoólicas, cigarro, maconha, cocaína, crack, medicamentos para controlar a ansiedade ou para emagrecer.
Como saber se a pessoa já está dependente de drogas?
Vou apresentar alguns sinais para você observar em relação a você mesmo(a), caso faça uso de drogas, ou seu amigo(a) e familiar. Se você identificar pelo menos três destes sinais, procure ajuda de um profissional de saúde, pois existe a possibilidade de existir dependência de drogas

  1. Perda do controle e da capacidade de decidir Se vai usar, QUANTO vai usar ou ONDE vai fazer uso de droga;
  2. Vontade muito forte e incontrolável de usar a droga. Não consegue resistir ao uso ( fissura );
  3. Necessidade de usar doses cada vez maiores para conseguir os mesmos efeitos;
  4. Sensação de mal-estar após um período curto sem usar; sensação que só desaparece após o uso da droga;
  5. Deixa de fazer outras coisas que gosta, não cumpre compromissos e gasta muito tempo para conseguir e usar a droga;
  6. Não consegue controlar o uso, mesmo reconhecendo os problemas que traz para saúde, seus relacionamentos familiares, sociais para o trabalho e/ou para a escola;
  7. Coloca-se em situações de risco por usar álcool ou outras drogas, como acidentes domésticos, dirigir automóveis... Neste caso, as pessoas que estão próximas também ficam expostas aos riscos.

Um comentário:

  1. AMADO TENHO UMA CURIOSIDADE TB UM INDIVÍDUO QUE USA A DROGA POR VÁRIOS ANOS QUE CONSEGUE SE LIBERTAR, COMO FICA SUAS AÇÕES APÓES ANOS UTILIZANDO DROGAS? ELE SÃO MAIS DISPERSOS, TENSOS,DEPRESIVOS?

    ResponderExcluir