quarta-feira, 27 de julho de 2011

Superando o Caos - Por Augusto Cury

Se o dependente se psicoadaptar à sua miséria, se não tiver mais esperança do que pode ser livre, não há como ajudá-lo, pois engoliu a chave da sua liberdade. Do mesmo modo, se um paciente com depressão ou obsessão crônica conformar-se a sua doença, e não acreditar que poderá resolvê-la, ter-se-á tornado seu pior inimigo, terá criado uma barreira intransponível que o impede de ser ajudado. É preciso romper a ditadura do conformismo, caso contrário, nunca encontraremos a liberdade.
Um dos maiores inimigos do homem é sua baixa auto-estima. A auto estima não como orgulho superficial e auto suficiente, mas como respeito e consideração pela vida, é fundamental. O homem que despreza sua vida e a enxerga como uma lata de lixo, jamais terá condições de romper o cárcere da sua doença.
É possível resolver as doenças mais graves e crônicas na Psiquiatria, mesmo que já tenha havido tratamentos anteriores fracassados. O importante é não desistir nunca, jamais abandonar a si mesmo. É possível recomeçar sempre, retomar as forças e abrir as janelas da mente para uma nova vida.
Nesses anos todos de pesquisa psicológica, percebi que nada cultiva mais uma doença do que ter uma postura "coitadista" diante dela, colocar-se como pobre miserável diante da vida. Por outro lado, nada destrói mais uma doença e esfacela seus mecanismos inconscientes do que enfrentá-la com coragem e inteligência.
Vi homens se levantarem do caos e conquistarem uma nova vida. Vi pessoas que tinham mais de vinte anos de dependência de drogas que, por diversas vezes, quase morreram por overdose e que se sentiam impotentes diante do cárcere da dependência, mas, por fim, a venceram. Vi pessoas com mais de trinta anos de depressão grave, que passaram nas mãos de muitos psiquiatras, tomaram quase todo arsenal medicamentoso disponível, tinham perdido completamente a esperança de vida e, por fim, resgataram o prazer de viver.
Enfim, vi pacientes considerados irrecuperáveis, desanimados por tantos tratamentos fracassados, conseguindo resgatar a liderança do eu nos focos de tensão, enfrentando com ousadia não apenas a sua doença, mas seu próprio desânimo.TAIS HOMENS DEIXARAM DE SER ESPECTADORES PASSIVOS E TORNARAM-SE AGENTES MODIFICADORES DE SUA MISÉRIA.


Texto extraído do Livro: Superando o cárcere da emoção.

5 comentários:

  1. Gostei, muito deste conteudo.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Sou dependente de cocaína tenho 37 sou bonito tenho uma cabeça boa mais não consigo sair disso perdi meus familiares trabalho namorada minha última perda de 17 anos tô num abismo tenho trab no momento mais estou prestes a perder e o pior estou mais decepcionado comigo do que qualquer pessoa sempre duvidei de chegar a esse ponto mais se chega sim droga deve ser respeitada espero que Deus nos ajude que temos esse problema é que sejamos mais fortes que isso que é a verdade nós somos mais fortes sim!!! É que as pessoas que estão em nossa volta entendam que a crítica a briga o esculacho não ajuda em nada pessoas assim precisam de carinho conversa serena abraço e ouvir não importa que caiu d novo tô aqui com vc vamos tentar novamente e vc vai conseguir eu tenho certeza disso !!! Tudo que eu queria ! Mais todos viraram as costas mais entendo eles dei motivos então peço a Deus que me ajude de alguma forma é as palavras do auguAug vai na alma e um anjo esse moço.forca a todos que estão na luta !!

    ResponderExcluir
  3. Caso alguém queira conversar fica meu número 971792998

    ResponderExcluir
  4. Coragem, força vc é maior e vai conseguir, fé

    ResponderExcluir
  5. Sou dependente de crack, estou limpa há oito meses, trabalhando com dependentes químicos e, só pude chegar até aqui, quando entendi, na mesma obra do Augusto, que deveria deixar de lado a representatividade que as drogas tinham, na minha vida. Obrigada, deus! Obrigada, Universo!

    ResponderExcluir