quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Porque as Pessoas Usam Ácool e Outras Drogas?

Há muitos fatores que influenciam, mas, sem dúvida, o mais importante é pela capacidade de estas substâncias produzirem prazer e reduzirem situações desagradáveis.
Cada droga age de um modo, mas todas as drogas de abuso agem, direta ou indiretamente, em um mesmo local do cérebro, responsável pelas sensações de prazer. Normalmente, esta região do cérebro, responsável pelas sensações de prazer. Normalmente, esta região do cérebro é estimulada quando sentimos prazer determinado por causas físicas, comer, por exemplo, ou por causas psicológicas, como olhar para uma paisagem bonita ou escutar uma música da qual gostamos.
Todas as drogas de abuso (incluindo o álcool) fazem com que nosso cérebro libere maior quantidade de uma substância chamada dopamina, que age na comunicação entre os neurônios (por isso chamada "neurotransmissor"). Este aumento de dopamina gera uma sensação de prazer.
Lembre-se:
Para pessoas que não sentem muito prazer com outras coisas, usar bebidas alcoólicas ou outras drogas é especialmente importante. Por isso, no tratamento de pessoas com dependência é muito importante encontrar outras fontes de prazer que possam "substituir" o prazer causado pelas drogas. Além da sensação de prazer, algumas pessoas procuram nas drogas uma sensação de "alívio" para um desconforto - que pode ser uma sensação de tristeza, de depressão, de ansiedade ou os sintomas causados pela falta de drogas. Desta forma, elas usam as bebidas alcoólicas ou outras drogas quase como uma auto-medicação. Nestes casos é possível que elas precisem de ajuda especializada.

Por - Alex Araujo 
Presidente do COMAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário