terça-feira, 27 de setembro de 2011

Transtornos Psiquiátricos e Dependência Química


As pessoas que fazem uso de substâncias, que podem ser causas de muitos problemas em suas vidas, quase nunca escolheram a complicada situação na qual vivem.
Muitos fatores juntos podem levar uma pessoa ao uso continuado de uma substância:



  • problemas sociais
  • problemas psicológicos
  • problemas biológicos
Exemplo:
Um caso de uma pessoa que seja dependente de cocaína e que também tenha uma doença mental chamada esquizofrenia, deve-se pensar que provavelmente esta pessoa estava mais vulnerável ao uso de cocaína.
Deve ter sido mais difícil para ela recusar a cocaína que alguém lhe ofereceu. Além disso, ela teria um risco maior de se tornar um usuário frequente ou mesmo um dependente.


Então, se uma pessoa é dependente de cocaína e também tem esquizofrenia, isto se chama co-morbidade entre o "transtorno de dependência de cocaína" e o "transtorno esquizofrênico". Em grande parte das vezes, nos transtornos psiquiátricos, as pessoas não conseguem se recuperar só "tendo força de vontade".
Para melhorar elas precisam de tratamentos com remédios, do apoio da família e da rede social à qual pertencem, incluindo comunidades religiosas.

As co-morbidades entre abuso ou dependência de substâncias, como o álcool, tabaco e outras drogas, podem ocorrer com diversos transtornos psiquiátricos e também com outras doenças.
Em uma outra postagem iremos abordar as principais co-morbidades entre transtornos psiquiátricos e abuso/dependência de álcool e outras drogas.

Fonte - Fé na Prevenção ( SENAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário