quarta-feira, 8 de junho de 2011

NAMORAR REDUZ RISCO DE VÍCIO

  • Ter um relacionamento amoroso feliz e estável pode ser o suficiente para diminuir o risco de se viciar em drogas, segundo um estudo feito com animais e divulgado na edição deste mês da revista especializada ´´Journal of Neuroscience´´.
    As drogas viciam porque agem em uma área do cérebro conhecida como ´´sistema de recompensas´´, que também controla nossa vontade de comer e fazer sexo. Basicamente, esse sistema serve para garantir que nós façamos aquilo que é essencial para nossa sobrevivência. É por isso que sexo e comida dão prazer. As drogas alteram o funcionamento dessa região do cérebro e fazem o organismo sentir que precisa de algo que faz mal.
    Os relacionamentos estáveis formados na vida adulta também agem nessa região e podem proteger o cérebro de vícios, acreditam cientistas da Universidade Federal da Flórida, nos Estados Unidos.
    No estudo, os pesquisadores analisaram o efeito das anfetaminas no cérebro de exemplares de arganaz-do-campo, um pequeno roedor típico da América do Norte que é monogâmico e forma casais para a vida toda.
    De acordo com o estudo, os machos da espécie que tinham uma companheira mostraram menos interesse na droga do que os ´´solteiros´´. Seus cérebros liberaram as mesmas quantidades de endorfina, o hormônio do prazer, mas aqueles que não estavam em um ´´relacionamento´´ ficaram mais suscetíveis aos efeitos da droga. 

  • Fonte: O TEMPO-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário