segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comissão Especial de políticas Públicas de Combate às Drogas (CEDROGAS)


A Câmara dos Deputados constituiu a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (CEDROGAS), presidida pelo Deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) e relator Deputado Givaldo Carimbão (PSB/AL).

Esta comissão tem promovido debates e seminários em todos os estados e promoverá um Seminário Nacional sobre Drogas em 01 e 02 de setembro de 2011, na Câmara, devendo sair deste um relatório final e/ou ´proposições de legislação e ações.

As discussões seguem os eixos:
1) Política pública de prevenção,
2) política pública de tratamento e acolhimento;
3) política pública de reinserção social;
4) política pública de repressão ao tráfico;
5) legislação e lei anti-drogas.


Preocupante  a situação uma vez que o relator da Cedrogas, Deputado Givaldo, já apresentou posição fechada na qual considera que 'os CAPS surgiram quando o problema era mínimo e hoje, com o tamanho do problema não têm condições de responder/resolver'.
Concluiu dizendo que a saída é o "investimento nas filantrópicas,  nas comunidades terapêuticas" que "apresentam respostas muitos boas"!
 Contou com a participação do Laranjeiras num dos seminários do nordeste.
Tem conversado com a presidente e com o Ministro.
Esteve com o  Coordenador Nacional de Saúde Mental que, segundo ele "está muito equivocado" na posição de defender os CAPS e a reforma!
Propostas ligadas à internação compulsória tb serão levadas para este seminário.
Acho importante nos manifestarmos frente aos deputados federais colocando nossa posição e conquistando a defesa do SUS, da reforma, da atenção psicossocial e da luta antimanicomial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário