segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ABRAFAM - Associação Brasileira de Apoio às Famílias de Drogadependentes


abrafam  O uso indevido de drogas é uma séria e persistente ameaça à humanidade e à estabilidade das estruturas e valores políticos, econômicos, sociais e culturais de todos os Estados e sociedades. Suas conseqências infligem enorme prejuízo às nações do mundo inteiro, e não são detidas por fronteiras.
Avançam por todos os cantos, afetando homens e mulheres de diferentes grupos étnicos independentemente de classe social e econômica ou faixa etária.


Um fator agravante é a tendência mundial de iniciação, cada vez mais precoce, do indivíduo nas drogas. No Brasil, estudos realizados pelo CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, desde 1987, confirmam essa tendência, ao revelar o aumento de consumo entre crianças e adolescentes e a iniciação entre os 9 e 13 anos de idade. Dez por cento da nossa população sofre diretamente dos males provocados pelo abuso de álcool.

Dados do Ministério da Saúde dão conta que centenas de milhões de reais são gastos com internações decorrentes do uso abusivo e dependência de álcool. O alcoolismo faz parte do grupo das doenças mais incapacitantes, considerando a prevalência global.
Esse prejuízo espelha a tragédia promovida apenas por uma droga lícita. Se somarmos ao do tabaco, igualmente lícita, com o de outras ilícitas e, ainda, com o das substâncias que deveriam ser adquiridas exclusivamente sob prescrição médica – e não são – penetramos num universo, sem sombra de dúvida, incomensurável, em que se estima movimentar cifras equivalentes aos valores alcançados pela indústria de armamentos. Trata-se de uma doença que antes mesmo de ser médica, é social, signos dos tempos insanos em que vivemos.
O papel da ABRAFAM
É nesse quadro que a ABRAFAM – Associação Brasileira de Apoio às Famílias de Drogadependentes lança suas tintas. Fundada em 1995 pelo empresário Carlos Roberto Rodrigues, a entidade nasceu da dor que ele e sua família experimentaram ao se depararem com a doença da dependência de drogas dentro de casa, vitimando um dos seus filhos. Despreparados para lidar com a situação, aprenderam com muito sofrimento, na base da tentativa e erro. Com o propósito de evitar ou, pelo menos, reduzir a dor de impotência e desesperança de outras famílias, foi criada a entidade.
Na certeza de que a desinformação é tão prejudicial quanto à falta de informação, a ABRAFAM, entidade sem vínculos políticos ou religiosos, tem por meta difundir informações a respeito das drogas, tratamento e prevenção, promovendo acesso a informações de qualidade, de fontes abalizadas, com profissionais que há muito tempo lidam com o problema e conhecem os mecanismos da doença, suas causas, conseqüências e tratamentos.
Para maiores informações visite nosso site: http://www.abrafam.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário