quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Maconha Causa Câncer no Testículo


Maconha causa câncer no testículo, alerta estudo divulgado hoje pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. A pesquisa alerta: ” 1 a cada 4 pacientes com câncer no testículo fuma maconha”.
500 pacientes são atendidos, mensalmente, na clínica de uro-oncologia do Icesp. Destes, 30% apresentam tumores localizados no testículo, dos quais 70% têm sinais de doença avançada (fora do testículo) no momento do diagnóstico.



As cirurgias para retirada total ou parcial dos testículos e da próstata representam um terço das 10 mil cirurgias já realizadas pelo hospital.

O estudo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP , revelou que “25% desses pacientes, de 15 a 30 anos e já com câncer no testículo, assumem o consumo regular de maconha”.

O urologista Daniel Abe explica que “o uso da droga está associado ao surgimento do câncer no testículo, provocando diversos efeitos adversos sobre os sistemas endocrinológico e reprodutivo. Evitar o uso da maconha é fundamental para diminuir consideravelmente as chances de desenvolvimento do tumor

Nenhum comentário:

Postar um comentário