quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As Drogas e a nossa Cultura

As modas e manias que proliferam em nossa cultura muitas vezes se chocam com os valores que tentamos transmitir para as crianças. Elas são bombardeadas o tempo todo com mensagens que dizem que álcool, cigarro e drogas são legais.
É só ligar a televisão para ver, por exemplo, um personagem bacana da novela se drogando, ou acessar a internet para achar um site que promove a legalização da maconha.
Revistas mostram fotos de artistas fumando ou bebendo, e no rádio tocam músicas dizendo que fumar maconha é o máximo.
Para diminuir a influência dessas mensagens, procure estar por perto. Veja TV com seu filho. Navegue na internet com ele para saber que tipo de site ele acessa. Qualquer imagem perturbadora pode virar uma boa oportunidade de ensino.
Estabeleça quais os programas de TV, filmes e sites são apropriados para os seus filhos. Você também pode tranquilizá-lo dizendo que o mundo não é tão ruim quanto parece nas notícias, pois estas sempre destacam os problemas e as tragédias da sociedade.
Familiarize-se com as músicas e as estações de rádio preferidas dele. Jovens adoram música, alguns escutam o dia todo. E muitas músicas fazem elogios às drogas. Para combater esse tipo de mensagem, é preciso muita conversa.
O jovem tem muita necessidade de se sentir pertencente a um grupo. Por isso, ele faz qualquer coisa, até mentir e enganar os pais. Conhecer os amigos do seu filho e trazê-los para dentro de casa é uma ótima maneira de conhecer e acompanhar esse grupo. É importante saber o que fazem, como gostam de se divertir e que lugares frequentam. Adolescentes procuram andar com seus iguais, gente que faz as mesmas escolhas de vida que eles. Por isso, ao conhecer o jeito e os hábitos dos amigos, você está conhecendo mais coisas sobre seu próprio filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário